Um aplicativo que alerta a ocorrência de tempestades de areia: essa foi a invenção brasileira
Um aplicativo que alerta a ocorrência de tempestades de areia: essa foi a invenção brasileira
Uma equipe de estudantes brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais, desenvolveu um aplicativo que alerta a ocorrência de tempestades de areia. O aplicativo, chamado "Sentinela do Deserto", usa dados do sensor EMIT (Earth Observing Imaging Spectroradiometer), do satélite Landsat 9, para identificar a composição mineral de cada região árida.
O aplicativo é capaz de prever a ocorrência de tempestades de areia com até 72 horas de antecedência. Ele também fornece informações sobre a intensidade e a direção das tempestades.
O Sentinela do Deserto foi desenvolvido por uma equipe composta por Larissa Borges de Mello, Gabriel de Oliveira Silva, Gabriela de Souza Oliveira, Gabriel Santos Pereira e Rafael Rodrigues de Souza. A equipe venceu a etapa brasileira do International Nasa Space Apps Hackathon, um evento global de inovação que acontece anualmente.
O aplicativo é uma ferramenta importante para a prevenção de tempestades de areia, que podem causar danos materiais e até mesmo mortes. As tempestades de areia são um fenômeno cada vez mais frequente, devido às mudanças climáticas.
O aplicativo está disponível gratuitamente para download no Google Play e na App Store,
Imagem do Marco Cavalcanti/Estadão

Comentários
Postar um comentário