Quem era o Sol Invicto, deus pagão com festa que Igreja usou para celebrar o Natal

                                                                          


O Sol Invicto era uma divindade solar do Império Romano tardio. Ele era considerado o deus da luz, da vida e da vitória. O seu culto foi introduzido no Império Romano pelo imperador Aureliano em 274 d.C., que o proclamou como a divindade oficial do Império.

A festa do Sol Invicto era celebrada no solstício de inverno, que ocorre no dia 25 de dezembro no hemisfério norte. A festa era um momento de celebração da vitória da luz sobre a escuridão e da esperança sobre o inverno.

A Igreja Católica Romana adotou a festa do Sol Invicto para celebrar o Natal, o nascimento de Jesus Cristo. A Igreja acreditava que o nascimento de Jesus era um evento tão importante que merecia ser celebrado na mesma data da festa pagã.

A Igreja Católica Romana também associou o Sol Invicto a Jesus Cristo. Eles acreditavam que Jesus era o Sol da Justiça, que traria luz e esperança ao mundo.

A associação do Sol Invicto com Jesus Cristo foi controversa desde o início. Alguns cristãos acreditavam que era uma forma de sincretismo, ou seja, a mistura de elementos religiosos diferentes. Outros acreditavam que era uma forma de tornar o cristianismo mais atraente para os pagãos.

A controvérsia sobre a associação do Sol Invicto com Jesus Cristo continuou por séculos. No entanto, a associação acabou se tornando uma parte importante da tradição cristã..


Imagem da Ensinahistoria,com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escola de Samba Decapita Dom Pedro II em Alegoria

A jornalista Natuza Nery, que foi ameaçada por um policial civil em um supermercado

Criança de quatro anos leva cocaína para escola e distribui aos colegas